R.P.G.

MODERNIDADE   X   POSTURA

Elevadores, controle remoto, direção hidráulica, televisão, computador, telefone. A modernidade trouxe inúmeras e inegáveis facilidades, mas, ao mesmo tempo, dividiu a humanidade em duas categorias. As que têm dores nas costas e aquelas que um dia ainda vão ter.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse mal já atinge 85% da população. O problema, em grande parte dos casos, é provocado pela inércia, aliada á má postura. São horas e horas na mesma posição, trabalhando ou nos divertindo e quase sempre na posição errada. Como os músculos formam uma cadeia e funcionam de forma interligada, quando são mantidos estáticos, encolhidos, vão se adaptando e encurtando. O resultado não poderia ser outro, a tão indesejável dor.

A solução é colocar tudo no lugar de novo. É o que faz a Reeducação Postural Global, mais freqüentemente designada por suas iniciais R.P.G., um método original e revolucionário nascido da obra "O Campo Fechado”, publicado por Philippe Emmanuel Souchard em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas no domínio da biomecânica.

Atualmente ela é ministrada aos fisioterapeutas por Souchard e sua equipe, na França, em Saint-Mont (departamento do Gers), e em oito países, entre os quais o Brasil.

Foi apresentada em conferências em mais de quinze países e, hoje, mais de onze mil fisioterapeutas a praticam no mundo. A R.P.G. se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia: problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora. Para a prevenção e a manutenção, pode-se praticá-la em autoposturas.